4 Lições Valiosas Para Investir na Bolsa de Valores Com Sucesso

bolsa de valores

A melhor coisa que você pode fazer antes de começar a investir na bolsa de valores é aprender com o erro dos outros.

Pois assim você ganha tempo e evita tomar decisões erradas que possam fazer você desistir cedo demais de investir em ações e ter um futuro mais próspero, assim como acontece com a maioria dos investidores.

Por isso achei legal compartilhar com você 4 dicas valiosas que aprendi à duras custas, em mais de 10 anos como investidor da Bolsa de Valores. Aqui são as lições que você vai aprender:

  1. O mercado sempre tem razão.
  2. Aprenda a investir na bolsa de valores com os mega investidores.
  3. Nunca siga a maioria, tenha opinião própria.
  4. Investir na bolsa de valores exige tempo e paciência.

Interessado no assunto? Então clique em algum dos ícones acima e compartilhe com seus amigos do Facebook, Twitter, Google+ ou LinkedIn para juntos, ajudarmos mais pessoas a investir melhor na bolsa!

Foi um aprendizado doloroso mas que valeu todo o sofrimento. Não só meus investimentos melhoraram, como minha saúde, meus relacionamentos e meu trabalho também.

Para complementar as dicas que você vai aprender aqui, baixe grátis agora o eBook "A estratégia definitiva para vencer na bolsa de valores" e descubra quais os outros pontos importantes que vão fazer você ter sucesso.

Para que o seu caminho até o sucesso seja mais curto, leia todas as lições até o final.

Lição 1: O mercado de ações sempre tem razão

investir na bolsa de valores
Eu estava inspirado ao escrever esse post de hoje.

Pode parecer óbvia essa primeira dica, mas a questão principal é a seguinte: toda vez que você tiver prejuízo, a culpa será sempre sua.

Muitas pessoas acabam culpando a Bolsa de Valores pelos seus prejuízos, mas a verdade é que ela sempre continuará com a mesma imprevisibilidade de sempre, a única coisa que pode e deve mudar é a sua maneira de lidar com isso.

Eu gosto muito de falar que em nenhum outro lugar você será tão severamente punido por não ter feito a lição de casa da maneira correta.

Na Bolsa de Valores não existe espaço para discussão quando você está errado, o que conta para ganhar dinheiro com ações é fazer a coisa certa no momento certo, sem meios termos: errou perdeu, acertou ganhou, simples assim.

Então procure não discutir com o mercado nem descontar sua frustração nos fóruns de ações ou nas pessoas à sua volta.

Quando suas ações não forem na direção que você achou que elas deveriam ir, você deve primeiro admitir o seu erro (o que não é fácil e nem é motivo para se envergonhar), digerir todos os pensamentos negativos e voltar aos estudos.

Quanto mais cedo entender isso, mais cedo começará a ver seu patrimônio crescer a largos passos. Pois sempre que você errar, você saberá que é você quem tem que mudar, não o mercado.

Como aprendi essa dolorosa lição …

No meu caso, passei muitos anos investindo em ações somente usando a Análise Técnica pois achava que os preços já descontavam tudo, portanto, não precisaria estudar outra coisa.

Achava que Análise Fundamentalista era desnecessária e mantive minha cabeça fechada para essa idéia.

Tanto que muitas vezes eu comprava uma ação sem nem saber de qual empresa era! E adivinhe só, eu tomava prejuízo em muitos trades (operações de curto prazo) desse tipo.

Cansado de perder dinheiro e nunca me sentir seguro, resolvi então que eu deveria dar uma chance para a Análise Fundamentalista e mergulhei fundo nos estudos.

Apesar de muitos gurus e experts dizerem que misturar as duas análises era a receita para o fracasso, pra mim aconteceu o contrário: meus resultados finalmente começaram a melhorar, e muito!

Então anote meu recado: o mercado vai sempre continuar andando na direção que ele achar ser a correta, cabe à você saber a melhor maneira de andar no mesmo passo que ele.

Entenda o que o mercado acha que é certo e seja feliz, ou sempre tenha razão e continue no prejuízo.

Para conseguir vencer na Bolsa de Valores, continue lendo a próxima lição.

Lição 2: Aprenda a investir na bolsa de valores com os mega investidores

investir na bolsa de valores
Warren Buffett + Peter Lynch + Sir John Templeton = Vários bilhões de US$

Quando você precisa atingir algum objetivo, fica muito mais fácil e seguro se você seguir os passos de quem já trilhou esse mesmo caminho e venceu todas as barreiras.

Na Bolsa de Valores é a mesma coisa, para ficar rico e conquistar os seus sonhos, você deve começar a estudar os grandes investidores como Warren Buffet, Jim Rogers, Peter Lynch, Luis Barsi dentre tantos outros.

Logo de cara você vai perceber que todos eles seguem a cartilha do Buy and Holder.

Cada um à sua maneira, mas o mais importante é que eles pensam somente em comprar e segurar as ações de boas empresas para todo o sempre.

O resultado é que todos se tornaram estupidamente ricos e curiosamente, nenhum conquistou sua fortuna operando no curto prazo fazendo tradings.

Espelhe-se na maneira de investir desses mega-investidores, crie um método que siga a mesma linha de pensamento e tenha excelentes resultados!

Não precisa fazer tudo igualzinho, mas tente fazer o mesmo que eles à sua maneira.

A guerra é ganha antes de se entrar no campo de batalha.

Sun Tzu

Assim como Warren Buffet, também gosto e acho obrigatório, comprar ações de boas empresas por um preço baixo, só que para isso ele utiliza um método conhecido como Valuation.

Sempre que o assunto é preço, eu já prefiro utilizar os gráficos para me mostrarem o melhor momento para se comprar alguma ação. Pois considero-os mais simples de analisar e mais assertivos.

Veja que os objetivos são os mesmos, mas a maneira para atingi-los é bem diferente.

O mais importante é ter o mesmo objetivo em mente – comprar empresas boas por um preço barato – e saber qual método funciona melhor para você.

Lição 3: Para ganhar dinheiro, nunca siga a maioria

investir na bolsa de valores
Você é esse peixinho mais feio, mas o mais importante nesse caso é ser diferente!

O dado que você vai ler agora é fato: 95% das pessoas que investem em ações perdem dinheiro para os menos de 5% que lucram MUITO com ações (veja o porquê nos 26:30 do vídeo).

A partir daí, você pode concluir duas coisas:

  1. A maioria nunca está certa;
  2. A minoria que está certa, ganha muito dinheiro às custas da maioria perdedora.

Na Bolsa de Valores, se alguém está perdendo, obrigatoriamente existe outra pessoa ganhando, é um jogo de soma zero.

No caso, muitas pessoas perdem, para poucas ganharem. Então você deve se fazer o favor de se posicionar sempre do lado da minoria vencedora.

Esse é um dos motivos pelo qual criei este blog, para ajudá-lo a fazer parte do grupo vencedor.

Para isso, tenha em mente de que a maioria está sempre errada, quando estiver em dúvida do que fazer não se deixe contaminar pela opinião de qualquer pessoa que seja: um analista top de mercado, gurus, algum anônimo de um fórum da internet ou até mesmo eu.

Mas também não é pra você fazer o contrário do que a maioria faz, isso nunca! O que eu quero dizer, é que você deve ser autêntico e ter opinião própria.

Crie seu método, suas regras e teste-as no mercado.

Ganhe confiança aos poucos e se livre da dependência de ter outra pessoa para apoiar a sua decisão. Não precisa reinventar a roda, apenas adapte o que já existe para o que funciona melhor para você.

As melhores compras que realizei sempre foram nos piores momentos da economia, frente às piores notícias do mundo e muitas vezes, contrário à opinião da maioria dos analistas.

Confesso que é preciso coragem para comprar quando a maioria diz pra vender, mas com o tempo, você vai se acostumando.

E como você pode conseguir isso?

Simples, estudando.

Meu método, assim como da maioria das pessoas, se baseia em dados do passado.

Sei que “rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura”, mas não é de rentabilidade que estou falando, mas sim de evidências de que a empresa XZYW3 conseguiu se recuperar de várias crises, dificuldades e segue firme no seu setor como líder de mercado.

O sucesso desse tipo de empresa deixa marcas e pistas tanto gráficas quanto fundamentalistas que podem ajudar você a enxergar os melhores momentos de comprar suas ações.

Em nenhum tipo de estudo meu método levou em consideração notícias e opiniões passadas de analistas, somente as evidências.

Por que então eu deveria considerar as notícias e opiniões do presente? Simplesmente, não faz sentido!

Foque no seu método e faça parte da minoria, somente assim você terá sucesso.

Lição 4: Investir na Bolsa de Valores Exige Tempo e Paciência

investir na bolsa de valores
“Se tempo é dinheiro, os caixas rápidos são máquinas do tempo?”

Uma dura lição que aprendi é que o ingrediente indispensável para o sucesso no mercado financeiro é o tempo.

Sempre vi e tenho certeza que sempre vou ver pessoas, muitas delas, operando no curto prazo na esperança de enriquecer em pouco tempo.

Geralmente essas pessoas adoram se alavancar (arriscar mais do que se tem) para otimizar seus ganhos, ignorando o fato de que ao se alavancarem, elas podem também alavancar seus prejuízos, e criar um buraco sem fundo em suas contas.

A dura realidade dos traders

Se apesar de tudo que eu falei neste post você optar por seguir o caminho do “lucro rápido de curto prazo”, tenha em mente que o tempo para chegar ao seu destino final será tão longo ou até mais do que de um buy and holder.

Fazer trades são soluções de curto prazo para um problema de longo prazo.

Então você terá que fazer vários deles para atingir seu objetivo maior. Durante esse percurso você estará, todos os dias, exposto à verdadeiras maratonas de desafios emocionais intensos, que podem levar você ao fracasso.

Posso até entender que eles sirvam para pessoas muito ansiosas que não conseguem ter a paciência de aguentar o sobe-e-desce dos preços e querem realizar o lucro o quanto antes, ou que não aguentam ver uma operação no prejuízo, mesmo que seja temporário.

É uma maneira que se tem para atingir a prosperidade, mas que com certeza não será o caminho mais fácil, nem o mais saudável e nem o mais tranquilo a se seguir.

Pergunte-me como sei disso …

Sendo um buy and holder que sabe avaliar se uma empresa tem bons fundamentos já é o suficiente, se souber a hora certa de comprar ações das empresas certas, melhor ainda!

Só que é necessário dar o tempo necessário para que as empresas cresçam juntamento com o seu lucro.

Afinal, não exitem grandes empresas que tiveram sucesso e se tornaram gigantes da noite para o dia, ou no mesmo tempo que dura um day trade.

Como toda história de sucesso da noite para o dia, a minha levou 30 anos.

  • - Sam Walton (Fundador do Wal-Mart)

Antes de terminar, vou apresentar o resumo de tudo que foi discutido até aqui:

  1. O mercado sempre tem razão;
  2. Aprenda como Investir na Bolsa de Valores com os Mega Investidores;
  3. Nunca siga a maioria, tenha sempre opinião própria;
  4. Investir na Bolsa de Valores é um jogo que exige tempo e paciência

Seguindo essas lições, você não só vai diminuir suas chances de perder, como também vai aumentar suas chances de ganhar muito dinheiro com ações.

Logicamente o maior aprendizado vem da prática, mas preparar-se antes é sempre a melhor estratégia que você pode ter.

Caso você queira se aprofundar mais no assunto e conquistar retornos acima da média, com segurança sem precisar mais do que 1 dia de dedicação por semana, assista a essa apresentação gratuita agora.

Nela eu revelo os meus maiores segredos, passo a passo, de um método exclusivo, que hoje me permite ter mais tempo livre, mais tranquilidade financeira e uma perspectiva melhor do meu futuro.

Se você deseja o mesmo, aproveite enquanto ainda disponibilizo o material de graça e assista agora a essa apresentação que pode mudar o rumo da sua vida para melhor.

O que você achou dessas duras lições que aprendi? Acha que elas podem te ajudar? Acha que não servem pra nada? Não acha nada?

Enfim, deixe sua opinião aqui embaixo pra eu saber se estou realmente ajudando.

 

Abraços,

– Bruno Kataoka

4
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Bruno KataokaMaria Luisa SousaLivia Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Livia
Visitante
Livia

Adorei! Apesar de não entender absolutamente nada de investimentos, consegui assimilar algumas coisas. Preciso aprender mais!

Bruno Kataoka
Visitante
Bruno Kataoka

Oi Livia!

Fico feliz que tenha gostado do post!

Por que você não me diz sobre o que quer aprender mais?

Assim posso te ajudar melhor!

Abraços!

Maria Luisa Sousa
Visitante
Maria Luisa Sousa

Bruno fico impressionada ocomAmanhã sua boa vontade em ajudar as pessoas. Estou muito interessada em ser investidora. já estou juntado grana, estou conseguindo guardar 1000 por mês, mas antes de investir quero estudar bastante ,estou aprendendo muito com seus e-books e artigos. Mas ainda tenho muitas dúvidas, mas enquanto junto a grana vou estudando. obrigado e parabéns.

Bruno Kataoka
Visitante
Bruno Kataoka

Oi Maria Luisa, tudo bem?

Meus parabéns pela força de vontade, com certeza todo seu esforço vai valer à pena =)

Fico muito feliz em saber que você está gostando do conteúdo do blog, isso me motiva a melhorar cada vez mais!

Qualquer dúvida que você tiver pode me perguntar, ok?

Abraços e bons estudos