10 Livros Sobre o Mercado De Ações Para Você Investir Melhor

Disclosed book on table at library

Quando comecei a me preparar para entrar no mercado de ações, lá pelos anos de 2005, eu devorava muitos livros sobre o mercado financeiro, principalmente os que falavam sobre Análise Técnica.

Entretanto, muitos amigos meus me falavam:

“Pára de estudar esses gráficos, você acha que se desse dinheiro ele ia escrever um livro e ensinar para os outros?”

“Se eu soubesse como ganhar dinheiro com ações eu não ia contar pra ninguém. Esse cara só pode estar te enganando.”

E por aí vai …

Nunca concordei com nenhuma dessas afirmações, pois se eu ganho dinheiro com o que faço, então quer dizer que não posso ensinar aos outros como fazer o mesmo?

Seguindo esse raciocínio, então deveríamos fechar todas escolas e faculdades, pois elas estariam nos enganando!

Apesar desse “conselho” ter me balançado em alguns momentos, hoje posso dizer com toda segurança, que todos os livros que li sobre a Bolsa de Valores contribuíram, de alguma maneira, para os meus excelentes resultados e para a qualidade de vida que tenho hoje.

Afinal, hoje consigo fazer mais dinheiro, com muito menos esforço =)

Você pode ter acesso grátis ao conteúdo exclusivo que reúne tudo que aprendi com os livros dessa lista. Para isso clique aqui e baixe agora o eBook GRÁTIS "A estratégia Definitiva Para Vencer na Bolsa de Valores" e comece a investir com uma estratégia que comprovadamente funciona.


Gostei de elaborar essa lista pois ela acaba contando um pouco da minha história como investidor (são mais de 10 anos investindo na bolsa de valores, graças à Deus) =)

Os primeiros livros são basicamente livros de Análise Técnica, que retratam bem o meu começo, quando eu era somente um iniciante e queria ficar rico de uma maneira rápida me aproveitando das oscilações de curto prazo.

Mais pro final você poderá ver que aparecem livros mais voltados para o Buy and Hold (investidor com foco no longo prazo) e a idéia de enriquecimento através da construção de uma renda passiva com ações.

Era uma abordagem bem diferente da que eu tinha no início, tive bastante dificuldade para entender tudo que eu lia mas no final das contas, tudo acabou fazendo sentido e acabei mudando meu estilo de investimento para melhor.

Graças à essa combinação de livros com visões tão diferentes, hoje consigo analisar o mercado tanto através de gráficos quanto através dos fundamentos, o que me permite tomar decisões mais acertadas, com rapidez e simplicidade.

Assim, consigo saber o melhor momento para comprar boas empresas e conseguir um alto retorno no mercado financeiro com baixo risco.

Então, agora vamos à minha pequena, mas valiosa, lista de livros sobre o mercado de ações:

1. Análise Técnica, Teoria, Ferramentas e Estratégias – Márcio Noronha

livro1

Livro muito bom para quem quer ter uma noção básica sobre Análise Técnica. Foi escrito por um dos traders mais famosos do Brasil.

Ele aborda de maneira bem didática temas como: tipos de gráficos, figuras gráficas, indicadores técnicos, Candlesticks, Ondas de Elliot, Fibonacci, Delta, Teoria da Reflexão etc.

Apesar de abordar muitos temas, infelizmente não apresenta, na minha opinião, as melhores estratégias para realmente ganhar dinheiro de uma maneira consistente no mercado de ações. Essa deve ser uma habilidade que você terá que desenvolver por conta própria a partir das ferramentas que ele apresenta.

Enfim, foi o primeiro livro que li sobre Análise Técnica, depois desse li muitos outros, mas por incrível que pareça, hoje utilizo somente as ferramentas mais básicas que aprendi nesse livro e consigo ter um resultado excelente. Recomendo a leitura para quem ainda não manja de análise técnica.

2. Aprenda a operar no mercado de ações – Alexander Elder

livro2.3

O autor do livro é um trader russo muito famoso mundialmente. Por ser psiquiatra, ele foca muito no aspecto psicológico do trading e diz que 80% do sucesso depende do psicológico e 20% da técnica.

Assino embaixo e hoje consigo ver com mais clareza o quanto isso é importante. Ao mesmo tempo, vejo que esse é o grande motivo pelo qual a grande maioria sempre vai perder dinheiro no mercado de ações.

A parte técnica ensina algumas coisas interessantes, mas que tem pouca eficácia na vida real. Um ponto importante é a abordagem que ele faz a respeito do controle de risco. Entretanto, é uma abordagem que serve apenas para o trader, não serve para quem faz Buy and Hold.

O ponto forte na minha opinião, é justamente focar no aspecto psicológico, só por isso acho que já vale à pena a compra.

3. Comprar ou Vender? – Eduardo Matsura

livro3

O autor deste livro é formado em computação pelo ITA com pós-graduação em finanças de mercado pelo IBMEC. Ou seja, da parte de números ele manja muito.

Algumas noções básicas de Análise Técnica são ensinadas, mas o grande diferencial do livro, pra mim, foi a introdução que ele dá a respeito dos Setups de Análise Técnica.

Algo comum hoje, mas que na época foi uma grande revelação pra mim e me fez acreditar que isso pudesse ser o melhor caminho a se seguir para conseguir vencer no mercado de ações através da Análise Técnica.

Vale à pena para quem está começando e quer aprender de uma maneira bem didática o que são os setups utilizados em análise técnica e como definir simples estratégias que podem gerar muito lucro no futuro.

4. The Master Swing Trader – Alan Farley

livro4

Esse autor é um dos muitos traders americanos que tem um ou dois livros e um site, mas esse cara foi o que mais me chamou a atenção.

A riqueza de detalhes em suas análises me abriu um leque de oportunidades.

Consegui enxergar uma maneira mais detalhada de analisar tecnicamente uma ação e elaborar estratégias mais exatas para serem usadas na prática dentro do mercado de ações.

Nesse livro conheci a única figura gráfica que gosto de utilizar na Análise Técnica, que é o Cup and Handle, não sei bem ao certo se foi criação sua, mas eu tomei conhecimento através de seu livro.

Uma grande contribuição também é o conceito de Cross Verification, onde ele diz que quanto mais indicadores estiverem indicando um mesmo sinal de compra, mais forte ele será.

Indicado para quem tem o domínio do inglês (pois acho que não existe tradução para o português) e para quem já tem experiência com Análise Técnica, pois ele aprofunda bastante seus conceitos e sempre com foco em operações de curto prazo.

5. Axiomas de Zurique – Max Gunther

livro5

Livro que conta a história de como os banqueiros Suíços conseguiram ser tão bem sucedidos em seus investimentos e descreve os Axiomas a serem seguidos por qualquer tipo de investidor.

Para conseguir absorver bem o que o livro ensina, acho que o investidor deve lê-lo pelo menos duas vezes: uma vez quando é iniciante e uma segunda vez quando tiver mais experiência.

Pois eu me lembro que quando era iniciante, a maioria das coisas que o livro ensinava não faziam sentido algum pra mim, pois eu tinha zero de conhecimento técnico e ainda não tinha noção de como seria meu comportamento quando eu realmente entrasse pra valer no mercado de ações. Acabou que foi uma leitura subjetiva e de pouca ajuda pra mim.

Depois da crise de 2008 no mercado de ações, que foi um marco na minha vida de investidor (perdi praticamente metade de tudo que eu tinha -cerca de R$ 15mil – e quase desisti de investir na bolsa), li novamente o livro.

Já com outra cabeça, conhecimento e experiência, consegui absorver melhor seus ensinamentos.

Mas não pense que sou um daqueles fiéis seguidores que sabem todos axiomas na ponta da língua e acham um absurdo que você não saiba todos decor. Aliás, tem até alguns axiomas que não concordo, mas enfim, essa é minha opinião.

Bom livro, mas você deve lê-lo pelo menos duas vezes na sua vida. Se você procura estratégias para fazer dinheiro na bolsa de valores, esqueça esse livro, ele serve mais para moldar o seu comportamento durante a execução do seu plano de investimento.

A partir daqui você verá os livros que me transformaram em um buy and holder que utiliza gráficos para gerar resultados muito acima da média com mais segurança, eficiência e tranquilidade.

Como muita gente ficou curiosa para saber como funciona esse método, fiz uma apresentação grátis onde eu revelo os detalhes mais importantes desse método inovador.

A partir daqui, você pode ver alguns depoimentos de pessoas comuns que têm investido melhor graças a esse método simples, porém eficiente, e descobrir como você também pode conquistar alta rentabilidade com o máximo de segurança também.

 

6. Reminiscências de Um Especulador Financeiro – Edwin Lefèvre

livro6

Um livro que foi publicado pela primeira vez em 1923 que conta a história de um dos maiores especuladores do mercado de ações que existiram na história: Jesse Livemore. O fato de ter quebrado cerca de 3 ou 4 vezes (não me lembro) e no final de sua vida ainda ter cometido suicídio, faz muita gente desmerecer o livro e considerá-lo ruim.

Entretanto, minha opinião é diferente, pois se por um lado mostra que seu estilo de investimento era muito arriscado e desaconselhável, por outro mostra o tipo de atitude que devemos evitar.

Não é um livro que você vai encontrar o grande cálice sagrado do enriquecimento no mercado de ações, mas é uma obra onde você vai poder conhecer como foi a vida de um trader muito talentoso, vai saber como os altos e baixos do mercado influenciaram seu cotidiano e vai acompanhar a sua evolução como investidor.

Apesar de na época eu ser apenas um iniciante, eu me diverti bastante lendo as situações pelas quais Jesse Livermore passou e ver que muitas delas ainda despertam o mesmo sentimento na maioria dos investidores.

Recomendo a leitura, mas como um livro para se ler por entretenimento e tirar algumas boas lições do Jesse Livermore adulto, mais experiente e mais precavido.

7. Sobreviva na Bolsa de Valores – Maurício Hissa (Bastter)

livro7

Livro escrito por um dos investidores mais famosos do Brasil, possui um site com muitas informações e estudos pertinentes a respeito dos fundamentos de empresas brasileiras e americanas, vale à pena visitá-lo.

Com relação à sua obra, é um livro que ensina uma maneira de investir no mercado de ações baseada no Buy and Hold com visão de longo prazo, oferecendo um plano para se aposentar com ações de boas empresas e viver com os proventos pagos por elas.

Fala bastante sobre opções, os outros tipos de mercados da Bovespa e comenta sobre controle de risco para o buy and holder.

Um livro que serve até mesmo para traders, mas é mais voltado para investidores que assim como eu, preferem investir no longo prazo, longe de todo tumulto típico do mercado de ações.

Muito bom para quem está começando e até mesmo para quem já tem alguma experiência.

8. O Operador Disciplinado – Mark Douglas

livro8

Um livro que fala muito sobre o comportamento humano relacionado ao mercado de ações.

Na época em que li esse livro eu estava à procura de algum tipo de estratégia de análise técnica que me entregasse resultados, não estava interessado em psicologia de mercado. Então acabei parando antes da metade.

Não recomendo a leitura, mas fica o alerta para a importância desse tema: controle emocional.

Na minha opinião, acho que a melhor escola para saber como controlar suas emoções no mercado vem da prática, só assim você sentirá na pele como vai reagir quando o mercado for contra ou ao seu favor e a partir daí, começar a criar mecanismos que te impeçam de agir baseado nas emoções.

9. Stocks for the Long Run – Jeremy Siegel

livro9

O autor é professor de finanças na Wharlton School of the University of Pennsylvania e de acordo com a própria descrição de sua obra, o livro é um Guia Definitivo Sobre a Rentabilidade do Mercado e Estratégias Para Investimentos de Longo Prazo. Excelente leitura, principalmente para quem, assim como eu, já percebeu o grande poder do Buy and Hold associado ao reinvestimento dos dividendos.

O livro apresenta diversos estudos feitos com dados de negociação coletados desde meados de 1800. Ou seja, é dado pra caramba!

Utiliza muitos gráficos e estudos baseados em evidências passadas para provar o seu ponto: o investimento em ações é o mais rentável e ao mesmo tempo o mais seguro no longo prazo (clique aqui para saber mais).

Vale muito à pena a leitura se você quiser vencer no mercado de ações.

 

10. O TAO de Warren Buffet – Mary Buffett e David Clark (bom para iniciantes)

livro91

Único livro que li a respeito de Warren Buffet. Apesar de seu ser um grande fã desse cara, eu nunca li nenhum outro livro seu, simplesmente porque ele nunca escreveu um livro sequer! Tudo que sei sobre sua vida eu encontrei na internet, conversando com amigos e visitando sites internacionais.

Os livros que existem foram todos escritos por pessoas que foram relacionadas à ele de alguma maneira.

Nesse livro estão coletados alguns pensamentos do Oráculo de Omaha, cuidadosamente descritos por sua irmã e devidamente comentados por David Clark.

Livro de fácil leitura e bem organizado, é interessante saber como nossos grandes ídolos pensam e agem. Assim podemos replicar seu pensamentos na prática e aumentar nossas chances de sucesso.

Sempre deixo ele no carro, quando fico parado no trânsito abro em qualquer página e dou um lida, ele me ajuda a manter os pés no chão sempre que começo a viajar demais. É como se você pudesse ouvir algum conselho de Warren sempre que você abre o livro, não precisa concordar com todos eles, mas é sempre bom uma dose diária de sabedoria.

Infelizmente você não vai saber como ele fez pra ficar rico, mas vai ter uma noção do que é importante e do que não é.

Como eu mencionei lá no início, também li outros livros sobre finanças pessoais, que me ajudaram a enxergar o mercado de ações de uma maneira que eu pudesse levar uma vida mais tranquila, feliz e mais próspera. Todos os livros que li, mesmo os que eu não terminei, foram úteis de alguma forma. Sempre vale à pena ler, pois você sempre vai aproveitar alguma coisa.

A mente que se abre para uma nova idéia, jamais voltará a seu tamanho original.

- Albert Einstein

O que está esperando? Escolha um desses livros que mencionei e comece já os seus estudos!

Eu acredito que todo mundo é capaz de investir na bolsa de valores com sucesso ao ler esses livros.

Inclusive, você pode baixar agora esse eBook grátis que ofereço como brinde para quem visita o meu blog.

Lá você vai poder entender com mais detalhes a maneira como otimizo os meus resultados e tempo de análises.

Agora se você quer conquistar sua liberdade financeira e descobrir de uma vez por todas como ganhar dinheiro na bolsa de valores …

Então veja agora essa apresentação onde revelo os detalhes do método que eu criei, com base nos livros que você viu acima e que gerou lucros de 41,10% a 162,43% em 12 meses, com baixo risco e no máximo 1 dia de dedicação por semana.

Se isso parece interessante, então clique aqui e veja agora essa apresentação enquanto ela está no ar.

O que achou das minhas indicações? Faltou algum tipo de informação que você queria ter? Tem algum outro livro sobre o mercado de ações para acrescentar? Participe e deixe seu comentário!
Um abraço.

– Bruno Kataoka

  • Vans Yumi

    Muito boas suas indicacoes!!! Iniciei no mercado ha menos de 1 ano e estou maravilhada com as possibilidades de ganhos! Realmente acho que o mais importante é o emocional e o psicologico para que o trade evolua bem! Vou ler todos. Obrigada pelas dicas!

    • Bruno Kataoka

      Olá Vans!

      Fico feliz em poder te ajudar, com certeza esses livros vão fazer de você uma melhor investidora!

      Abraços

  • Eu já tenho e leio sempre “O TAO de Warren Buffet”, mas, como você falou, é importante a leitura de livros que nos ensinam cada vez mais a trilharmos por esse caminho de como investir em ações. Valeu, Bruno! Obrigado pelas indicações.

    • Bruno Kataoka

      Grande Sebastião!

      Muito legal esse livro, né?

      Ler livros sempre vale à pena e mesmo os que eu não gostei muito, de alguma forma, me ajudaram a investir melhor.

      Continue com esse pensamento que você vai longe!

      Abraços