Controle Suas Emoções ou Perca Dinheiro na Bolsa de Valores

 

controle suas emoções ou perca dinheiro na bolsa de valores
“Se você não pode controlar suas emoções, você não pode controlar seu dinheiro”. – Warren Buffet (fonte: Changemarks.com)

Se tem um conselho que eu gostaria de ter ouvido é esse: controle suas emoções ou perca dinheiro na bolsa de valores.

Isso porque a incerteza de um bom retorno na bolsa gera uma sensação muito forte de medo e pânico, que se não controlados, têm o potencial de causar grandes prejuízos até mesmo para os investidores mais experientes.

O que pode gerar uma grande frustração e tornar a sua vida um verdadeiro inferno, quando deveria ser justamente o contrário.

Mas fique tranquilo, pois nesse post vou apresentar algumas dicas práticas que eu mesmo uso há anos com sucesso e que vão ajudar você a ser um investidor com mais controle emocional, mesmo que você seja uma pessoa ansiosa e medrosa.

Então, para você ter mais qualidade de vida e conseguir ganhar dinheiro na bolsa, você vai ver como:

  • o medo pode interferir nos seus resultados.
  • tirar proveito do seu medo para investir com mais segurança.
  • aumentar suas chances de lucrar.
  • conquistar o controle das suas emoções para ter uma alta lucratividade .

Ficou interessado? Então clique em algum dos símbolos acima e vamos juntos compartilhar uma informação de qualidade com os amigos no Facebook, Twitter ou Linkedi para que todos tenham a chance de transformar seus rendimentos para melhor e conquistar uma boa qualidade de vida.

Você pode facilitar o seu controle emocional se utilizar uma estratégia de alto retorno, baixo risco e que necessite de pouco tempo de dedicação. Baixe agora GRÁTIS o eBook "A Estratégia Definitiva Para Vencer na Bolsa de Valores" e turbine seu aprendizado.


Leia o post até o final para entender porque o seu maior objetivo na bolsa de valores deve ser o controle emocional e não o lucro, que deve ser só uma boa consequência de todo método de investimento que você utiliza.

Para ganhar dinheiro com ações, invista em conhecimento

O risco vem de você fazer o que não conhece.

E quando você se atreve a investir na Bolsa de Valores sem saber direito o que deve ser feito, suas incertezas aumentam e o seu medo de perder dinheiro também.

Um dos maiores medos que as pessoas sentem é o de não ter dinheiro, o qual é responsável por uma imensa parte da sua inteligência emocional. As pessoas não confrontam o medo de maneira lógica, elas reagem emocionalmente e acabam cometendo um erro após o outro.

Esse medo tão intenso de perder dinheiro pode ser confirmado pelo estudo do psicólogo Kahneman em conjunto com Tversky, ganhador do prêmio nobel de economia de 2002, onde ficou comprovado que a sensação de perda pode ser de 1,5x a 2x mais forte que a sensação de ganho.

E infelizmente, tenho que ser sincero com você: o medo é impossível de ser eliminado, pois isso é algo inerente ao ser humano, ainda mais quando você coloca seu dinheiro em um investimento onde o retorno é imprevisível.

Entretanto, você pode controlar esse medo e usá-lo à seu favor, pois assim você consegue tomar medidas preventivas que aumentem suas chances de lucrar ao mesmo tempo que diminui suas chances de prejuízo.

Para isso, você deve se concentrar em 3 pontos importantes:

  • aumentar suas chances de lucrar e tenha mais tranquilidade.
  • diminuir ao máximo o seu risco para ter mais qualidade de vida.
  • conhecer a empresa na qual vai investir (preço e valor).

Vamos agora analisar cada um desses passos para que você controle suas emoções mais facilmente e foque naquilo que mais vai trazer resultados na prática.

Aumente suas chances de lucrar e tenha mais tranquilidade

controle suas emoções ou perca dinheiro na bolsa

Você pode alcançar melhores resultados se tiver mais tranquilidade na hora de investir.

Para isso, aumente suas chances de ganhar dinheiro na bolsa ao seguir essas 3 dicas simples e eficientes aqui abaixo:

Dica1: Siga os melhores e seja como eles no futuro

Nada melhor que o exemplo para nos ensinar como agir da maneira mais eficiente possível. Isso nos poupa da difícil tarefa de reinventar a roda e perder tempo e dinheiro com isso.

Portanto, a solução aqui não é fazer trades, pois não existem investidores puramente traders que sejam estupidamente ricos.

Os investidores mais ricos do mundo olham para a bolsa de valores com outra visão, ao invés de enxergar somente papéis ou siglas, eles enxergam uma grande oportunidade de comprar e acumular ações de grandes empresas que vão se valorizar e também gerar renda passiva no futuro.

Só isso já nos diz muita coisa.

Para entender com mais detalhes como os investidores mais ricos do mundo ganham tanto dinheiro assim com uma simples mudança de visão, é só clicar aqui.

Dica2: compre ações de boas empresas por um preço baixo

Esse item é uma extensão do item anterior.

Warren Buffet, o investidor em ações mais rico do mundo, conseguiu chegar até essa posição seguindo essa simples filosofia.

E o mais engraçado é que ela só funciona por causa da falta de controle emocional da maioria dos investidores da bolsa.

Isso porque todas aquelas oscilações, todo o sobe e desce dos preços são causados pelos sentimentos de pânico (que fazem os preços caírem exageradamente) e de euforia (que fazem os preço subirem a nível igualmente irracionais).

Por isso que sempre vai ser possível encontrar boas empresas que estão sendo negociadas por um preço muito abaixo do que valem durante as maiores crises econômicas.

Por isso você deve concentrar seus esforços em realizar uma análise que permita identificar com a maior clareza possível que essa janela de oportunidade está se abrindo e assim conseguir comprar suas ações no melhor momento.

Assim você vai ter mais tranquilidade para investir seu dinheiro, sabendo que está comprando ações com as chances de lucro à seu favor.

Dica3: Invista somente nas melhores empresas

Lembra quando você jogava bola no colégio quando era mais novo? Em qual time você sempre queria ficar?

No mais forte né, afinal quem gosta de jogar com os pernas-de-pau e tomar goleada na aula de educação física, a aula mais aguardada toda semana por 99% dos meninos da sala?

Já que era a única aula que a gente se divertia de verdade, o legal era jogar junto daquele moleque que tinha mais habilidade do que ficar tomando rolinho dele toda hora.

Bom, independente do que você preferia, aqui na bolsa de valores preciso ser realista com você: se você quiser realmente aumentar suas chances de lucrar, fique junto das empresas mais fortes.

Pois são elas as líderes em seus respectivos setores, e não é por acaso que elas se encotram nessa posição.

As líderes geralmente apresentam características como: forte geração de caixa, forte diferencial competitivo, maior Market share, dívida controlada etc.

Na bolsa de valores nada é certeza, por isso, aumente suas chances de lucrar andando junto às mais fortes e controle suas emoções com mais facilidade.

Dica4: Seja mais assertivo e menos ativo

Na bolsa de valores o que importa, como você viu, é comprar boas empresas por um preço justo e ter a paciência para que o tempo aumente o valor de suas ações.

Agora, se você for uma pessoa ansiosa e não tiver paciência para que o tempo faça o seu trabalho, você pode investir na bolsa como trader, ficar acompanhando cotações todos os dias, comprar e vender ações a toda hora e se estressar com os prejuízos que com certeza terá no meio do caminho.

Isso seria bom se você tivesse muito mais acertos do que erros, entretanto, não é o que acontece.

Como você viu antes, o sentimento de perda tem uma força até 2x maior que o sentimento de ganho.

Logo, um prejuízo, por menor que seja, tem o potencial de descontrolar suas emoções, fazer com que você perca a confiança em si e comece a ter um prejuízo após o outro.

Agora, quando você investe como um Buy and Holder, você investe como os investidores mais ricos do mundo, cresce junto com as maiores empresas da bolsa e tem a possibilidade de fazer muito dinheiro com apenas com alguns poucos acertos.

E o melhor disso tudo é que se você fizer o reinvestimento dos dividendos, você aciona o mecanismo dos juros compostos, responsável por acelerar o crescimento do seu patrimônio. Coisa que o trader tenta compensar com mais trabalho, mas sem sucesso.

Para entender como isso funciona na prática clique aqui.

Portanto, procure sempre investir da maneira mais eficiente/inteligente ao invés de investir da maneira que dá mais trabalho e stress. A inteligência sempre supera a força e permite que você controle suas emoções de maneira mais eficiente.

Diminua ao máximo seu risco no mercado de ações e aumente sua qualidade de vida

controle suas emoções ou perca dinheiro na bolsa

Mesmo com todas as medidas para aumentar seu lucro tomadas, ainda existe uma chance de você perder bastante dinheiro.

De nada adianta você aplicar tudo isso e investir somente em uma ou duas empresas para tentar enriquecer mais rápido. O resultado disso é uma preocupação maior devido ao alto risco que você vai se submeter.

Lembre-se sempre de usar o medo a seu favor: o pior pode acontecer e se você investir em poucas empresas você pode perder muito dinheiro.

Pois mesmo com todas medidas para aumentar suas chances de lucro, algo ainda pode dar errado. E pode dar MUITO errado.

Como exemplo real posso falar da Petrobrás e da Vale, duas bluechips que eram as queridinhas do mercado a alguns anos atrás, mas que após a crise de 2008 nunca mais conseguiram se recuperar.

Numa situação muito mais grave, cito o caso da Enron, uma companhia de energia elétrica americana que chegou a ser uma das líderes mundiais no ramo, mas que foi à falência no ano de 2001 devido a fraudes contábeis e fiscais.

Portanto, é mais do que aconselhável que você afivele seu cinto de segurança, reconheça que é impossível de saber de tudo que se passa dentro de qualquer empresa da bolsa e realize a diversificação da sua carteira de ações investindo em pelo menos 10 empresas diferentes.

Isso pode diminuir um pouco sua lucratividade, mas se você diversificar e colocar em prática as medidas para aumentar o seu lucro, ainda vale a pena.

Isso porque o mais importante é que você tenha um sólido controle emocional e não sofra as consequências de uma grande perda de dinheiro por conta de uma forte queda de preços.

O que tenho observado, é que quem fez más escolhas ou que diversificou pouco em empresas ruins e acabou perdendo dinheiro na bolsa nesses últimos anos não pensa em voltar a investir em ações tão cedo.

Você não vai querer passar por isso e deixar de aproveitar as boas oportunidades da bolsa de valores, não é verdade?

Além da sua carteira, diversifique também o seu patrimônio.

Coloque uma parte na renda fixa e também em imóveis, assim você diminui a pressão nos momentos mais difíceis e se torna capaz de tomar decisões mais racionais que vão se transformar em lucro com o passar do tempo.

O melhor investimento é aquele que você conhece e entende

Quando se trata de investimento em ações, você deve saber analisar 2 coisas: preço e valor.

Para que você consiga analisar essas duas variáveis da maneira mais eficiente, um método que tem funcionado muito bem pra mim, é utilizar a Análise Fundamentalista para estudar os fundamentos e a Análise Técnica para estudar o movimento dos preços de uma ação.

Do mesmo jeito que você tem uma ferramenta específica para colocar na parede um prego e um parafuso, você também tem uma análise melhor para estudar os fundamentos e uma análise melhor para analisar os preços de uma ação.

Se tentar utilizar somente uma das duas análises para estudar tanto preço e valor, você vai ter a mesma eficiência ao usar uma chave de fenda para colocar na parede um parafuso e depois para colocar um prego.

Para o parafuso vai funcionar muito bem, já para o prego, nem tanto.

Volto a citar o caso da Enron.

Veja que as fraudes foram na contabilidade, ou seja, quem analisou somente os fundamentos, pensou que estava tudo ok e provavelmente segurou as ações na grande queda que ocorreu no ano de 2001, quando suas ações caíram de US$ 86,00 para US$ 0,30.

Ano em que insiders, grandes investidores e parceiros mais próximos começaram a vender suas ações da empresa por já saberem, antes da maioria dos pequenos investidores, que algo de muito ruim estava prestes a acontecer.

Agora, as chances são de que os investidores que utilizaram a Análise Técnica em conjunto, tenham percebido uma anomalia na movimentação dos preços e conseguiu vender suas ações antes que a queda fosse mais profunda.

Portanto, analise com o máximo de clareza e eficiência todas empresas que decidir investir, assim você vai ter a certeza de estar fazendo o melhor pelo seu dinheiro e vai conseguir ter mais controle emocional na hora de investir, o que vai resultar em lucros maiores com o passar do tempo.

Veja neste artigo um pouco mais sobre esse método que tem me trazido resultado espetaculares e uma qualidade de vida cada vez melhor.

Controle suas emoções e otimize o retorno do seu investimento em ações

controle suas emoções ou perca dinheiro na bolsa

Logo, pelo que você pode ver, o melhor investimento que você pode fazer é em conhecimento, mas não em qualquer tipo de conhecimento, você deve focar o seu estudo naquilo que vai te trazer mais resultados na prática com menos esforço.

Foque primeiro em ter um conhecimento que facilite o seu controle emocional, pois assim você consegue:

  • mais lucratividade: ao investir com as maiores chances de vencer a seu favor
  • mais segurança: ao diversificar seus investimentos
  • mais clareza: ao analisar valor e preço de uma empresa com eficiência

Veja que mesmo seguindo tudo isso, você não vai garantir que vai ter só lucro e nunca vai ter prejuízo. Isso porque estamos falando de bolsa de valores, onde o futuro nunca vai ser 100% previsível.

Mas pelo menos garante que você vai fazer o máximo que pode pelo seu dinheiro e por você, o que por si só já quer dizer muita coisa, pois vai resultar em uma paz de espírito que vai transmitir mais tranquilidade facilitando assim o controle das suas emoções na hora de investir.

Lembre-se: o risco vem de você fazer o que não conhece.

Ao ter conhecimento do valor da empresa e do preço que pagou por ela, você vai ter muito mais clareza e, portanto, maiores chances de lucrar do que aquele investidor que não tem tanta certeza do que está fazendo.

E não estamos falando de um lucro qualquer, mas sim um lucro com qualidade de vida.

Portanto, comece hoje mesmo a direcionar seus estudos nesse sentido, controle suas emoções e conquiste resultados vão aparecer e melhorar cada vez mais no longo prazo.

Você pode ver aqui como eu mesmo faço para controlar minhas emoções e, logicamente, ter um alto lucro na bolsa de valores enquanto aproveito meu tempo livre para fazer o que eu quiser.

E por ser um método simples de ser colocado em prática, sei que você também conseguirá colocá-lo em prática e até conseguir resultados melhores que os meus.

Clique aqui para saber mais.

Gostou dessas dicas? É uma visão um pouco diferente da maioria, mas é o que tem dado certo pra mim e que por isso quis compartilhar com você.

Comentários, dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem vindos, comente aqui abaixo para melhorarmos juntos a qualidade do nosso blog!

 

Grande abraço e bons investimentos!

– Bruno Kataoka

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of