5 Dicas Para Turbinar Seus Investimentos e Viver de Renda

Viver de Renda

Com as mudanças previstas para as regras da aposentadoria pelo INSS, saber investir para viver de renda e garantir uma aposentadoria tranquila já virou uma obrigação.

Particularmente, eu nunca investi no INSS por entender que é uma esquema que não funciona … e por esse motivo, tive que aprender na marra (desde os meus 23 anos) a investir para garantir a minha aposentadoria tranquila.

E por experiência própria, posso afirmar que …

O lado bom é que investir pode ser simples e libertador se você seguir uma estratégia prática, segura e focada em resultados.

O lado ruim é que se você não souber o que fazer para otimizar os seus resultados com segurança, você corre o risco de perder dinheiro e ter uma aposentadoria difícil e sofrida.

Portanto, se você valoriza sua qualidade de vida, seu tempo livre, sua saúde e quer manter tudo isso durante sua aposentadoria, então leia esse post até o final.

Pois você está prestes a descobrir 5 dicas valiosas que me permitiram alcançar a liberdade financeira aos 36 anos.

Veja o que você vai aprender agora …

  • 1 dica para fazer sobrar mais dinheiro no final do mês e adiantar sua aposentadoria …
  • O que fazer para ganhar cada vez mais dinheiro e acelerar o processo …
  • O fator primordial que vai facilitar (e muito) a sua jornada …
  • Onde investir para maximizar o retorno dos seus investimentos …
  • Como utilizar seus investimentos para enriquecer e viver de renda …

Se você achou interessante, então clique em algum dos ícones acima e compartilhe esse post com seus amigos. Lembre-se que sozinho você vai mais rápido, mas junto você vai mais longe.

Baixe também esse guia GRÁTIS com 5 simples passos para você investir na Bolsa de Valores e turbinar sua rentabilidade, mesmo que você esteja começando do zero.


Basicamente, as dicas tem como objetivo facilitar o processo de poupar, investir e criar uma boa renda para você viver sua aposentadoria com mais tranquilidade e até mesmo adiantar a sua aposentadoria.

Vamos agora para as valiosas dicas.

1 dica simples para fazer sobrar mais dinheiro e adiantar sua aposentadoria

viver de renda

Aqui quero ir além do gaste menos e faça sobrar mais.

Isso seria muito óbvio e sufocante. Afinal, ninguém quer viver sua vida inteira sem poder gastar para aproveitar só na aposentadoria.

A idéia aqui é mostrar como você pode aproveitar a sua vida e ao mesmo tempo, guardar mais dinheiro.

Para isso, quero falar para você gastar mais …

Mas gastar com mais inteligência.

Esse artigo fala de um estudo conduzido por Dr. Thomas Gilovich, um professor de psicologia na Universidade de Cornell que tem estudado há mais de 20 anos a relação entre dinheiro e felicidade.

E a conclusão que ele chegou é de que “um dos inimigos da felicidade é a adaptação”.

Ele afirma que “Compramos coisas para ficarmos felizes, e isso funciona. Mas só por um tempo. As coisas novas são excitantes no início, mas então nos adaptamos a elas.”

Por isso, ele aconselha que o mais inteligente, é você gastar com experiências que deixem você mais feliz ao invés de gastar muito dinheiro com bens materiais que dão uma felicidade muito pequena em relação ao dinheiro investido.

Um carrão pode deixar você mais feliz e se sentindo melhor? Lógico que sim … principalmente se você acabou de comprar um.

Mas é um preço muito alto a se pagar por uma felicidade que vai durar pouco tempo.

Lembre-se que depois de comprar o carro, você ainda tem gastos com manutenção, combustível, seguro, lava-rápido, IPVA, estacionamento e por aí vai.

Não sei você …

Mas eu já troquei de carro um número suficiente de vezes para chegar à mesma conclusão de um amigo meu.

Ele acabou de trocar um Honda Civic em perfeito estado, por um Audi A3 Sedan 2.0 turbo top de linha, zero, com teto solar e leds em tudo quanto é canto …

Antes de comprar, ele falava que iria ficar muitos anos com esse carro e que por isso valia a pena o investimento.

Três meses depois ele já estava falando em trocar por uma BMW …

“Carro não tem fim … você nunca vai estar 100% satisfeito … já tô pensando no próximo”.

Você pode ser mais feliz gastando menos dinheiro ou quase nenhum e assim fazer sobrar mais dinheiro para conquistar sua merecida independência financeira.

Você pode ser feliz ao encontrar os amigos de infância em um churrasco, fazer uma viagem em família, ir ao parque do Ibirapuera com seus amigos, viajar, tomar um café na Starbucks batendo um papo com alguém que você goste … enfim.

O que contam são as experiências e as pessoas que fazem parte dela (e o pouco de dinheiro que você vai gastar para isso).

Aprenda a gastar o seu dinheiro com mais inteligência para se sentir mais realizado e diminuir a sua necessidade de fazer a famosa “shoppingterapia” para se sentir bem.

Evite misturar emoções com gasto de dinheiro

Pelo fato do consumismo nos dar a sensação de prazer imediata …

“Nós gastamos dinheiro que não temos, com coisas que não precisamos, para impressionar pessoas que não conhecemos …” – Will Smith

Segundo Jacqueline Kaufmann, psicóloga financeira e terapeuta sistêmica …

Educar é melhor do que remediar.

Por isso, antes de entrar em um redemoinho sem fim, que vai fazer você gastar mais do que tem para tentar preencher um espaço vazio, você deve entender o que de fato faz você gastar mais do que você precisa.

“Nada contra realizar desejos, mas é preciso aprender a diferenciar o desejo e a necessidade. Crédito é para emergências. Para realizar desejos, o ideal é juntar o dinheiro antes.”

Diz Jacqueline.

Ou seja, o que ela quis dizer é que você precisa planejar suas compras e evitar comprar por impulso. Veja se você realmente precisa daquilo que você quer.

Voltando ao carro, se for algum sonho seu, tudo bem.

Mas planeje-se antes, saiba quanto vai custar para manter o carro e faça a compra quando já estiver com um bom dinheiro investido para que você não comprometa a sua aposentadoria.

Portanto, para fazer sobrar mais dinheiro no final mês e investi-lo … pense racionalmente nos seus gastos.

Pois se você deixar sua emoção falar mais alto, as chances são de que você saia da loja com uma dívida que vai sugar a tranquilidade da sua aposentadoria.

E em termos de felicidade, tenha como objetivo gastar mais com experiências (que geralmente envolvem outras pessoas) do que com caros bens materiais.

Segundo esse artigo da Forbes, um estudo feito pela Merrill Lynch em 2010, apontou que 51% dos aposentados entrevistados gostariam de ter dado um peso maior às suas metas pessoais ao planejarem as suas aposentadorias.

Agora que você sabe que a felicidade não custa caro, você pode planejar melhor os seus gastos mensais.

Tendo consciência na hora de gastar, garanto que você vai conseguir fazer sobrar mais dinheiro no final do mês para ser investido e se sentir mais feliz.

Agora, uma coisa que você também deve fazer para sobrar mais dinheiro ainda no final do mês é a próxima dica.

O que fazer para ganhar cada vez mais e acelerar o processo

Em uma viagem que fiz a Las Vegas, tive a oportunidade de conhecer um tradutor.

Na minha cabeça, tradutores não ganhavam mal, mas não ganhavam muito bem … só que esse tradutor em particular, parecia estar nadando em dinheiro.

Estava em uma suíte cara, de um hotel caro e gastava como se não houvesse amanhã.

Depois de horas conversando com ele, não me aguentei e acabei perguntando …

“Por um acaso você trabalha só com tradução mesmo?”

E ele com um sorriso no rosto me respondeu …

“Não, hoje não faço mais isso … além do dinheiro que meus investimentos rendem … hoje também ganho dinheiro na internet.

Tenho cursos de inglês, acompanho alguns alunos vips por WhatsApp (me mostrou o zapzap dele) e tenho outros sites em outros mercados.”

No total ele ganha uma grana considerável … mas o que ele ganhava separadamente em cada um não era tanto assim.

Mas aí é que está o segredo.

O objetivo dele nem era ganhar rios de dinheiro, mas sim, ganhar dinheiro sem precisar se dedicar horas e horas para isso.

Ou seja, ele sempre fez tudo pensando na renda passiva.

“Cada negócio tem um objetivo … um paga as contas do meu carro … outro paga as despesas de casa e outro paga as minhas viagens.”

Algo muito inteligente a ser feito, pois além dele ter uma renda que mais do que supre suas necessidades … ele ainda diversificou suas fontes de renda, o que significa que ele tem muito mais segurança.

E o dinheiro que sobra adivinhe o que ele faz … investe em ações e renda fixa para gerar mais renda passiva ainda no futuro.

Tire proveito por estar na era da internet

Uma grande vantagem da internet é que o custo para se “montar algo” que gere uma renda passiva pra você é muito menor do que montar um negócio físico.

Mas, você vai ter que trabalhar e estudar para isso.

É necessário desenvolver sua inteligência para gerar mais dinheiro, sem que você precise dedicar horas e horas por dia e que funcione de maneira semi-automática.

Você pode vender algum produto no Mercado Livre, no eBay, escrever um eBook e vender na Amazon, vender produtos de terceiros e ganhar uma comissão …

E até mesmo, fazer como eu faço e ensinar através de algum curso pela internet algo que você faça muito bem.

Contanto que você foque em uma estratégia que promova uma fonte de renda passiva.

Não importa se geram R$ 100,00 ou R$ 10 mil por mês … o que importa é que sejam rendas passivas que demandem pouco tempo seu e que possam crescer cada vez mais com o mínimo de esforço possível.

Assim sobra mais tempo para você evoluir em sua profissão principal, para criar outras fontes de renda e para aproveitar mais a sua vida enquanto a aposentadoria não chega.

Qualquer negócio serve

Não precisa ser necessariamente na internet, só falei porque em termos financeiros é o mais barato e portanto menos arriscado.

Mas se você tiver a oportunidade de entrar como sócio investidor em algum negócio físico promissor e que você se identifique … então vá em frente e invista nisso.

Se você procurar, vai achar pessoas extremamente motivadas e capacitadas que estão sem dinheiro e topam operar um negócio dia e noite se você entrar com o seu dinheiro.

Dessa maneira, você vai conseguir aumentar o seu ganho mensal, fazer sobrar mais dinheiro no final do mês para ser investido e sem precisar largar a sua ocupação principal.

Agora, vamos falar mais especificamente sobre investimento.

Veja na próxima dica o fator primordial que vai facilitar a sua jornada com mais eficiência …

O fator primordial que vai facilitar (e muito) a sua jornada 

viver de renda

Contra fatos não há argumentos.

Se você estudar o funcionamento dos juros compostos você vai descobrir que dentre os diversos fatores que influem nos resultados, o principal é o fator TEMPO.

Quanto mais tempo você deixar seu dinheiro sob o efeito dos juros compostos, maior será o seu retorno.

Apesar da quantidade de dinheiro poupada mês a mês ser importante, o mais importante é começar cedo.

Veja esse gráfico que o JP Morgan divulgou aos seus clientes falando justamente sobre isso.

viver de renda

Susan começou a investir $ 5 mil ao ano aos 25 e parou aos 35 anos (10 anos investindo) – total investido de $ 50.000.

Bill começou a investir $ 5 mil ao ano, somente aos 35 e parou aos 65 anos (30 anos investindo) – total investido de $ 150.000.

Chris começou a investir $ 5 mil ao ano, desde os 25 anos até os 65 anos (40 anos investindo) – total investido de $ 200.000.

Considerando uma mesma rentabilidade anual de 7% e comparando esses 3 diferentes investidores, você chega  a uma conclusão chocante.

Susan, apesar de ter investido menos dinheiro que Bill, terminou com mais dinheiro que ele.

Simplesmente porque começou mais cedo e deixou o seu dinheiro durante mais tempo sob o efeito dos juros compostos.

Ou seja, por ter começado cedo, ela investiu menos dinheiro que Bill, aproveitou mais a sua vida e ainda terminou com mais dinheiro do que ele.

Já Chris fez tudo certo e foi além … começou cedo e investiu durante toda sua carreira.

E por isso o seu resultado foi muito melhor que o de Susan.

Mas veja que o que vai fazer a maior diferença entre tempo e quantidade de dinheiro investido é o fator TEMPO.

Portanto, comece o quanto antes … não importa quantos anos você tem hoje, apenas comece, nem que seja na poupança.

Enquanto o seu dinheiro vai rendendo, você vai estudando e vai aprendendo como investir o seu dinheiro.

Agora, se você não tem 40 anos disponíveis para poupar e investir como Chris, fique tranquilo.

É possível compensar o tempo perdido de uma maneira eficiente.

Onde investir para maximizar o retorno dos seus investimentos 

Talvez você não saiba, mas durante a minha jornada de 13 anos em busca da liberdade financeira, eu cometi muitos tropeços e cheguei a perder perto de R$ 200 mil levando em conta TODOS os tropeços.

A maior parte desse prejuízo (cerca de R$ 185 mil) foi tentando montar uma franquia de escola de inglês.

Tome muito cuidado com franquias, algumas vendem um sonho e depois simplesmente deixam você na mão sem dar suporte algum.

Nessa época eu já conseguia fazer um bom dinheiro na bolsa de valores, mas queria ter um negócio físico.

Vendi várias ações que eu tinha com um bom lucro e investi nisso …. perdi tudo.

Foi ruim, assustador e desestimulante.

Mas serviu para me mostrar que eu estava no caminho certo e não sabia.

Foi nesse momento que eu vi que eu já estava conseguindo resultados muito acima da média na bolsa de valores … e que eu deveria ter seguido com o plano, utilizando a força dos juros compostos.

Quando você tem o conhecimento para investir bem o seu dinheiro e maximizar os juros que eles rendem, você pode conquistar muito mais do que você imagina.

E isso compensa mais do que guardar mais dinheiro por mês.

Veja essa simulação que fiz abaixo onde comparo 2 estratégias de investimento:

  • Taxa de juros de 1% com aportes mensais de R$ 150,00
  • Taxa de juros de 1,5% com aportes mensais de R$ 100,00

Após 10 anos de investimentos, veja agora como ficaria a sua evolução:

 

Antes de completar 10 anos de investimento, estava valendo à pena você se sacrificar mais e fazer aportes mensais maiores, no valor de R$ 150,00.

Mas a partir do oitavo ano, a força dos juros compostos começou a fazer diferença e acabou ultrapassando o valor acumulado ao final de 10 anos.

Mostrando que investir com inteligência, supera o “se sacrificar para fazer sobrar mais dinheiro no final do mês”.

Foi por isso que, juntando meu esforço para continuar poupando cada vez mais, com o método que eu desenvolvi para investir na bolsa de valores … eu consegui recuperar todo o prejuízo que tive nessa empreitada desastrosa e alcançar a minha liberdade financeira.

Portanto, se você quiser maximizar o retorno dos seus investimentos, considere investir na bolsa de valores.

Mas do jeito certo.

Como investir na bolsa de valores

Por ser um tipo de renda variável, a bolsa de valores não garante nenhum tipo de resultado.

Portanto, você precisa primeiro pensar em investir com segurança ao invés de pensar só no lucro.

E se você conseguir minimizar o seu risco com inteligência, o alto retorno vai ser apenar uma boa consequência.

É como dirigir um carro.

Estatisticamente, é mais seguro viajar de avião do que de carro, pois o índice de acidentes é muito menor.

E os acidentes de carro acontecem porque?

Basicamente, por erro humano.

Seja por excesso de velocidade ou por falta na manutenção do veículo.

Pois o carro em si, tem tudo que você precisa para que você chegue ao seu destino com segurança …

  • Tem acelerador e freio …
  • Tem cinto de segurança …
  • Tem retrovisores …

Tem tudo … basta você utilizar o que ele oferece com prudência que você vai chegar no seu destino.

E mesmo sendo mais arriscado do que viajar de avião, eu tenho certeza que você consegue dirigir um carro e chegar ao seu destino com segurança.

É a mesma coisa com a Bolsa de Valores.

Se você tiver prudência para investir na bolsa de valores e investir com o máximo de segurança possível …

Você vai conseguir dobrar a rentabilidade dos seus investimentos ou até mesmo mais do que isso, sem precisar correr grandes riscos.

Para assim, viver com a renda dos dividendos ou vender uma boa parte de suas ações e aplicar em outros investimentos mais seguros e viver de renda.

O problema é que a maioria é imprudente na bolsa de valores, ou por falta de informação ou porque quer mesmo.

E também não é necessário ser um expert em economia.

Eu mesmo não sou e já ensinei dezenas investidores iniciantes a investirem de uma maneira eficiente, segura e altamente lucrativa, como você pode ver aqui.

E agora para finalizar, vou revelar pra você a última e importante dica.

Se você não colocá-la em prática, você corre o sério risco de chegar no fim de sua vida sem nada.

Como utilizar seus investimentos para enriquecer e viver de renda

viver de renda

Quando se fala em renda fixa, todos entendem que você precisa poupar e investir durante um tempo para que você possa viver da renda dos seus investimentos.

Já quando se fala em bolsa de valores, a maioria acha que ela é um casino e que serve para você investir o seu dinheiro e com o lucro de curto prazo, pagar as suas contas ou ficar rico do dia pra noite.

E isso é, definitivamente, o que causa a maioria dos fracassos dos investidores.

Não é à toa que 95% dos investidores perdem seu dinheiro para os 5% mais ricos na bolsa (veja a partir de 26 minutos).

Veja que é a minoria que entende isso que vou explicar pra você agora.

Então preste muita atenção.

A bolsa de valores é um investimento … ou seja, ela existe para deixar você rico, aumentar o seu patrimônio e gerar uma renda passiva através de dividendos no futuro.

Ela não foi criada para você tirar o dinheiro que vai pagar suas contas mensais hoje.

Se você quiser aumentar os seus ganhos mensais, siga apenas as dicas 1 e 2.

Para ter uma aposentadoria tranquila sem ter que jogar o seu trabalho de anos no esgoto … siga todas as 5 dicas, e principalmente, entenda essa.

Quando você investe na bolsa de valores, você está na verdade investindo em empresas físicas.

E para uma empresa crescer ela precisa de tempo.

Então, é errado pensar que você vai ganhar uma montanha de dinheiro de um dia para o outro.

Pode até acontecer mas é muito raro e arriscado, pois a bolsa de valores não foi criada para isso.

Ela foi criada para que as pessoas emprestem seu dinheiro para as empresas, para que essas possam investir esse dinheiro, crescer e devolver em forma de lucros cada vez maiores para os investidores.

Quanto a rentabilidade

No longo prazo, a bolsa de valores tem se valorizado mais que a renda fixa.

Mas atenção: essa comparação NÃO deve ser feita com o Ibovespa.

Mas sim com as MELHORES empresas que fazem parte do Ibovespa.

O Ibovespa é apenas um índice composto pelas empresas com maior liquidez (maior facilidade de comprar e vender) da bolsa, criado para saber qual a média de valorização dessas empresas … e não das melhores.

Se você filtrar e analisar somente a rentabilidade das melhores, você verá que oportunidades para enriquecer na bolsa de valores nunca estiveram em falta.

E a rentabilidade das melhores ações, sempre tenderá a ser maior do que da renda fixa.

Pois as empresas fazem empréstimos para crescer. Empréstimos que geram juros que devem ser pagos pelas empresas.

E esses juros de empréstimos oscilam junto com a taxa Selic.

Que determina também o quanto você vai ganhar na renda fixa.

Portanto, para que uma empresa consiga crescer, ela deve ser capaz de pegar esse dinheiro emprestado, investir em seu negócio e ter um lucro MAIOR do que os juros que ela terá que pagar por esse empréstimo.

Senão, não vale a pena pedir empréstimo, concorda?

Logo, as melhores empresas sempre vão crescer acima da taxa Selic … e é por isso que se você souber escolher as melhores, você vai conseguir ter uma rentabilidade muito superior a renda fixa.

E se você além de conseguir comprar as melhores, ainda souber o timing para comprar suas ações quando estiverem baratas … você verá sua rentabilidade mais do que dobrar.

Portanto, a bolsa de valores só vale a pena se você enxergá-la como um investimento ao invés de enxergá-la como uma ferramenta para fazer dinheiro no curto prazo.

Sabendo investir bem o seu dinheiro na bolsa de valores, você vai aumentar a sua rentabilidade e diminuir a necessidade de aportar muito dinheiro.

Assim sobra mais para você aproveitar a vida hoje, enquanto o seu dinheiro trabalha duro para que você continue aproveitando a sua vida quando se aposentar.

Conclusão

Essas foram as 5 dicas que eu queria passar pra você e que me ajudaram a conquistar a minha liberdade financeira, apesar de no meio do caminho eu ter perdido muito dinheiro.

Aqui estão elas:

  • 1 dica para sobrar mais dinheiro no final do mês e adiantar sua aposentadoria …
  • O que fazer para ganhar cada vez mais e acelerar o processo …
  • O fator primordial que vai facilitar sua jornada …
  • Onde investir para maximizar o retorno dos seus investimentos …
  • Como utilizar seus investimentos para enriquecer e viver de renda …

Caso você queira saber como viver de renda o quanto antes, sem comprometer a sua qualidade de vida hoje, descubra nessa apresentação gratuita como investir na bolsa de valores e conquistar rentabilidades de 41,10% a 162,43% em 12 meses com no máximo 30 minutos de dedicação por semana.

Centenas de investidores comuns como você já estão aplicando os passos desse método na prática e caminhando mais rapidamente à liberdade financeira.

Se você se identificou com algum dos benefícios que falei acima, assista à essa apresentação gratuita agora.

E se você tiver algo para adicionar ou criticar, coloque nos comentários abaixo que terei o maior prazer em responder.

Abraços

– Bruno Kataoka

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of